sexta-feira, abril 06, 2007

BRAGUINHA - 100 ANOS.

Caro leitor, você que foi criado no Brasil certamente, ao longo de sua vida, deve ter ouvido algumas músicas como: “Chiquita Bacana lá da Martinica, se veste com uma casca de banana nanica” ou então “ Capelinha de melão, é de São João, é de cravo, é de rosa é de manjericão”, e mais: “Euuuu fui às touradas de Madri parará tim bum bum bum”... sem falar naquela: “Adeus amor eu vou partir e nunca mais voltaaarrr”...
E quando criança você deve ter brincado cantando: “Pirulito que bate bate, pirulito que já bateu”... e deve ter visto aqueles desenhos da Disney, como Branca de Neve em que os anões cantam: “Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou” e também deve ter visto os três porquinhos provocativos: “Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau?!”
Quando você estava na escola ouviu sua professora contar a história da Dna. Baratinha e cantar: “Quem quer casar com a Dna. Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?”? Ou chegou a “pular carnaval” ainda ao som das tradicionais marchinhas como “Eu sou o pirata da perna de pau, do olho de vidro e da cara de mau!” ou ainda “A Estrela Dalva... e as pastorinhas...”
Alguém se lembra da Gal Costa cantando: “Um balancê, balancê... quero dançar com você, entra na roda morena pra ver, um balancê balancê!”
E o recente sucesso do cantor sertanejo Leonardo: “E veste a calça Saint Tropez e deixa o umbiguinho de fora...” e que namorada não sonhou com seu amado lhe cantando, Carinhoso: “Meu coração, não sei por que, bate feliz, quando te vê!”
Chapeuzinho Vermelho cantava: “Pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar estes doces para a vovozinha!”
Bem, depois de tantas lembranças, de músicas tão diferentes, de épocas tão distantes umas das outras, você deve estar perguntando o porque de tudo isso. Porque o importante é saber o que elas todas têm em comum, além de serem todas elas sem exceção músicas de muito bom gosto, muito bem feitas, que fizeram bastante sucesso e se tornaram parte da cultura musical brasileira, sendo da memória e conhecimento de todo o nosso povo... elas simplesmente têm em comum ter atrás de sí o compositor BRAGUINHA, que estaria completando 100 anos no final do mês de março de 2007 se não tivesse falecido no natal do ano passado.
Ao contrário da maioria das lendas cariocas da MPB, Braguinha não teve sua origem nos morros do Rio. Nascido no seio de uma família de classe média, abandonou a carreira de arquiteto para dedicar-se à sua paixão, a música.
Como na primeira metade do século XX era ultrajante para um pequeno burguês viver da música popular, ele e outros parceiros seus da época decidiram adotar pseudônimos de passarinhos. Foi justamente aí que o jovem Carlos Alberto Ferreira Braga ficou conhecido como o “João de Barro”. Por que justamente o João de Barro? Ora, não era ele um ex-arquiteto? E qual pássaro também é construtor de casas?!
Nos anos 30, Braguinha forma com seus amigos (entre eles Noel Rosa) sua banda, chamada de “Bando dos Tangarás”, tendo como vocalista o “Almirante” que mais tarde veio a tornar-se seu cunhado.
Como vimos, não somente a música popular trás consigo o legado de Braguinha, mas também o cinema. Foi ele o responsável por diversas dublagens e versões importantes para diversos filmes estrangeiros e trilhas para filmes nacionais.
Diversos filmes da Disney como Bambi, Dumbo, Pinóquio além dos já citados tiveram a chancela de Braguinha.
Quem viveu a infância nos anos 60 e 70 certamente deve se lembrar daqueles pequenos compactos de vinil colorido que traziam consigo diversas canções infantis e narrações de histórias, da coleção “Disquinho”... sim, isso mesmo, Braguinha estava por detrás destas produções.
Não tão conhecidos como seus trabalhos musicais, Braguinha foi diretor e roteirista da Cinédia.
Exemplo de gênio artístico, versátil e indiscutivelmente bem sucedido dados os sucessos que sobram ao longo de sua obra, a cultura brasileira pode se orgulhar de ter entre suas estrelas o brilho de Braguinha. Parceiro de mitos como Noel Rosa, Charles Chaplin (isso mesmo, você leu direitinho, o próprio Carlitos), do médico homeopata Alberto Ribeiro que foi seu melhor amigo e parceiro ao longo da vida, a influência de Braguinha estende-se pelas décadas posteriores à sua aposentadoria.
Grandes estrelas da MPB do presente e do passado foram influenciadas pela obra de Braguinha, tais como Orlando Silva, Carmem Miranda, Gal Costa, Leonardo, João Bosco, Elis Regina entre diversos outros.
E como podemos encerrar esta homenagem? Cantando? Boa idéia... mas o que? É muuuita coisa... “Chegou, a turma do funil... ha ha ha ha, mas ninguém dorme no ponto!”... “Loirinha, loirinha, seus claros olhos de cristal... desta vez ao invés da moreninha serás a rainha do meu carnaval!”

Abril de 2007.

Foto: monumento a Braguinha, no Rio de Janeiro, em foto de minha autoria de 2005, próximo ao túnel do Leme.

Links:

http://braguinha.ag.com.br/

http://www.mpbnet.com.br/musicos/braguinha/

http://www.samba-choro.com.br/artistas/braguinha

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Alberto_Ferreira_Braga

Um comentário:

Anônimo disse...

Alexis,

li a matéria sobre Matrix.

Espetacular!

Abraços, flores, estrelas.