sexta-feira, junho 15, 2007

O ESCARAVELHO

Acredito que o raciocínio dos egípcios antigos a respeito do culto do escaravelho tenha relação com o processo de mumificação.
O coração era retirado antes de que se procedesse o processo propriamente dito, embalsamado e colocado num pequeno vaso especial, sagradíssimo.
Assim, para que a vida continuasse, outro coração vivo precisava substituí-lo.
O escaravelho representava Kepher, o deus do poder invisível da criação, e assim como ele empurra a bola de esterco a qual dará origem à nova vida, em seus ovos que ali seriam depositados, Kepher era aquele que epurrava pela abóbada celeste o provedor da vida, Rá, o sol.
Assim, o escaravelho sagrado substituindo o coração não somente representava a proteção do morto em sua jornada no mundo subterrâneo, como também seria a garantia de uma nova vida e existência.
O conjuro mágico do Livro dos Mortos sobre o escaravelho sagrado que era colocado no lugar do coração do morto era o seguinte: Sou Toth, inventor e fundador da medicina e das letras. Vinde a mim, tu que estás embaixo da terra. levanta-te para mim, tu, grande espírito.






Nenhum comentário: